A pandemia virou o cenário mundial de cabeça para baixo, afetando diversos setores da economia. Entenda os desafios da manutenção industrial nesse contexto!
Considerando a retomada da economia do país, a tendência é que a produção e a demanda cresçam durante esse ano. Mas isso não livra a área da manutenção industrial e facilities de obstáculos para retomar e acelerar as atividades.
Em vista disso, vamos apresentar alguns dos desafios da manutenção nesse cenário da pandemia que os gestores precisam ficar atentos. Acompanhe!

Incertezas econômicas

Apesar da disponibilidade do imunizante contra a COVID-19 e os planos de vacinação, toda a retomada é ainda muito incipiente.
O aquecimento das atividades industriais não depende apenas da retomada da economia. Mas também das iniciativas feitas pelos governantes e de ações no setor da saúde. Esse terreno irregular preocupa empresários, investidores e trabalhadores e gera ansiedade principalmente nesses desafios da manutenção.

Distanciamento social

Uma das medidas protetivas básicas contra a contaminação é o distanciamento social. Mesmo com a vacinação, esse cuidado ainda precisa permanecer durante algum tempo.
Assim, a volta às atividades na indústria e empresas em um contexto de distanciamento pode ser bastante desafiador, mas é necessário. Com o retorno ao trabalho, a manutenção e facilities são áreas indispensáveis para a continuidade dos negócios. Desse modo, é muito importante investir nessas áreas para atender a todas essas questões sem maiores problemas.
Por exemplo, usando um sistema de gestão de ativos que já esteja preparado para a indústria 4.0, como o Manusis 4.0, mais especificamente seu módulo Manusis Insights, voltando para analytics, machine learning e IA, é possível monitorar o número de pessoas em espaços físicos. Dessa forma, controlando esse número ou até mesmo automatizando processos de limpeza e higienização desses espaços de acordo com o número de circulação de pessoas. É a união de sensores, comunicação e um sistema de gestão de ativos provendo uma gestão inteligente e segura!

Trabalho home office

Com a pandemia, muitas indústrias alocaram seus profissionais em regime de home office. Em pouco tempo, elas perceberam as vantagens do modelo e muitas planejam manter a estratégia, pelo menos parcialmente. Pesquisadores da Deloitte, afirmam que existe uma tendência que 50% das pessoas em home-office, continuem trabalhando nesse modelo devido à aceleração do uso de tecnologias digitais.
No entanto, gerenciar equipes remotas não é fácil, tanto no que se refere ao controle das atividades, quanto na motivação dos colaboradores. Por isso, será a hora de buscar soluções eficazes para ajudar nesse novo modelo.
Que tal conhecer uma ferramenta de gestão da manutenção com recursos para gerenciamento remoto? Solicite uma demonstração do Manusis 4.0 e entenda como funciona a solução!