Um sistema de gestão de manutenção em hospitais pode promover a saúde de pacientes e o bom trabalho da equipe médica. Saiba como!

O ambiente hospitalar é repleto de equipamentos essenciais para o trabalho dos profissionais de saúde e indispensável para o bem-estar e até para a sobrevivência dos pacientes. Por isso, a gestão de manutenção em hospitais é uma atividade tão essencial. É preciso que todos os processos ocorram de forma adequada para evitar ao máximo as falhas.

Nesse contexto, os sistemas de gestão de manutenção se tornaram uma ferramenta muito vantajosa, não apenas para organizar os processos do setor, mas também para garantir outros ganhos ao hospital. Quer saber mais sobre esses benefícios? Então, continue a leitura e descubra!

Gestão de manutenção em hospitais garante mais segurança para profissionais e pacientes

O bom andamento da manutenção promovida pelo sistema de gestão garante que os aparelhos funcionem corretamente. Dessa forma, oferecem segurança em seu manuseio e melhores resultados nos procedimentos.

Além disso, o software permite que a gestão confira os equipamentos com regularidade, mantendo seu funcionamento dentro dos padrões definidos por normas regulamentadoras. Defeitos que poderiam gerar falhas críticas são assim evitados.

Promove a qualidade nos atendimentos

A indisponibilidade dos equipamentos hospitalares são um dos problemas que mais impactam a qualidade dos atendimentos a pacientes. Por isso, esse problema pode gerar adiamento de cirurgias eletivas, prejuízos à saúde do paciente e queda na qualidade do clima organizacional da instituição.

Com um sistema de gestão de manutenção em hospitais, por outro lado, é possível gerenciar de forma automatizada a manutenção das estruturas e dos equipamentos. Dessa forma, eles terão um tempo de indisponibilidade menor, uma vez que ficarão menos propensos a dar defeitos. 

Gera informações para a gestão tomar decisões acertadas e embasadas

Por meio de um sistema especializado em manutenções, os responsáveis podem gerar relatórios sobre as instalações, detalhando as informações sobre a performance e o estado de cada equipamento. Todos os dados são unificados em uma plataforma intuitiva e fácil de usar. Dessa forma, com esses registros em mãos, a gestão tem condições de tomar decisões em tempo real.

No Manusis, por exemplo, é possível reunir as soluções para dispositivos móveis (Manusis Mobile) e para navegadores (Manusis Web), que permitem o acesso facilitado e autorizado aos dados. Com o Construtor de Dashboards, a gestão pode montar seu próprio painel com os indicadores mais relevantes para a tomada de decisões.

Gera economia para o hospital

A implementação de um software de gestão especialista pode promover um aumento de até 10% na produtividade da equipe de manutenção. Ao trabalhar com mais qualidade e agilidade, diversos prejuízos podem ser evitados. Sem falar que uma manutenção bem direcionada contribui para as finanças do negócio, pois os equipamentos não precisam ser consertados ou substituídos com frequência.

O sistema de gestão de manutenção em hospitais fortalece a imagem da instituição

Problemas nas instalações e falhas ou indisponibilidade de equipamentos geram diversas repercussões no hospital. Procedimentos talvez precisem ser remarcados, tratamentos adiados e a saúde e o bem-estar dos pacientes comprometidos. Tudo isso impacta a imagem do hospital e retira a credibilidade do trabalho da gestão.

O contrário também é verdade. Instalações e equipamentos em pleno funcionamento e com ótima performance torna a instituição um bom lugar onde trabalhar e uma referência para pacientes de diferentes regiões.

Todos esses ganhos obtidos por meio de um software de gestão de manutenção em hospitais justificam o investimento nesse tipo de solução e garantem bons resultados nas atividades das equipes.

Que tal experimentar na prática como funciona um software de gestão de manutenção? Solicite uma demonstração do Manusis 4.0 e saiba mais!