Um cluster de servidores exclusivos contribui para a segurança dos registros e aumenta a eficiência das operações. Saiba por quê!

Um cluster de servidores exclusivos é um conjunto de servidores operando com escalabilidade que permite processar os  registros que representam informações sobre ativos, recursos e processos. Eles permitem o armazenamento, a edição e a recuperação dos dados inseridos pelos usuários. Por isso, quando a gestão investe para ter um cluster de servidores exclusivos na indústria pode trazer muitas vantagens ao setor.

Neste artigo, vamos ajudar você a entender melhor o que é cluster de servidores exclusivo. Além disso, quais as suas principais aplicações na indústria e quais os benefícios que essa ferramenta traz para a segurança da gestão.

Aplicações de um cluster de servidores exclusivo

Os servidores fazem parte de nosso cotidiano. Eles estão presentes na operação de quase todo software de computador ou aplicativo mobile junto a um banco de dados, também exclusivo. Um banco de dados tem a capacidade de reunir informações de modo organizado, acessível, consistente e seguro. A estrutura que permite o controle desses dados é conhecida como Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), usado para armazenar, atualizar, organizar e acessar os registros.

Existem diferentes tipos de bancos de dados, os mais comuns, porém, são os relacionais. Eles são compostos de diferentes tabelas com colunas e linhas que se complementam. Por exemplo, o banco de dados referente aos itens do estoque pode se conectar aos registros do setor comercial. Assim, uma venda registra os valores da contabilidade ao mesmo tempo em que debita a mercadoria do estoque.

Os usuários acessam e modificam as informações de um banco de dados por meio de softwares operando em servidores de aplicação. Por exemplo, um sistema de Gestão de Manutenção pode elencar todos os ativos da indústria, relacionando informações referentes ao status de cada máquina e frequência de reparos e revisões. 

Contar com um cluster de servidores exclusivo garante muitas vantagens à gestão da indústria, sobretudo no que se refere à segurança. Veja só!

Vantagens de um cluster exclusivo para gestão

Existem no mercado diferentes modelos de servidores e bancos de dados, muitos deles distribuídos amplamente por grandes empresas do setor. No entanto, muitos desses formatos fornecidos podem não atender às necessidades da empresa. Sendo assim, ao usar um modelo exclusivo e formatado para as necessidades do negócio, com um cluster de servidores e banco de dados exclusivos, será possível atender de modo eficiente todas as demandas do negócio.

Além disso, um cluster de servidores exclusivo faz com que o gestor tenha maior ciência do que está acontecendo em sua indústria. Assim, ela pode garantir maior segurança, uma vez que seus registros estão sendo armazenados em um banco confiável.

Também será possível alcançar maior:

  • agilidade na manipulação dos dados e acesso às informações;
  • informações sempre disponíveis para os colaboradores;
  • maior produtividade às equipes;
  • redução de inconsistências e redundâncias por lidar com sistemas de bancos de dados não especialistas;
  • integridade dos sistemas;
  • controle integrado dos registros.

Ao adotar um cluster de servidores exclusivo, a gestão ganha uma ferramenta potente para gerar informações importantes para as operações na indústria. Dessa forma, ele será dimensionado e construído exatamente para as suas necessidades. Assim, será possível contar com dados em tempo real, conforme a demanda dos processos da empresa. 

Quer saber na prática como lidar com um sistema dedicado às tarefas de manutenção da sua indústria? Solicite gratuitamente sua demonstração e experimente agora mesmo o Manusis 4.0, versão Corporate!