Quer saber o que é MTBF, MTTR e como melhorar esses índices? Então, preparamos um conteúdo especial para você. Confira!

Os indicadores de performance (ou KPIs) em estratégias de gestão da manutenção podem variar de projeto para projeto, mas alguns são mais amplamente utilizados, como o MTBF e o MTTR Entenda as diferenças de cada um e descubra por que.

O que é MTBF?

O indicador MTBF, sigla em inglês para Mean Time Between Failures ou, em português, Tempo Médio Entre Falhas, corresponde à média de tempo decorrido entre uma falha e a próxima vez que ela ocorrerá.

Como calcular o MTBF?

Para calcular o índice MTBF, utiliza se a fórmula padrão:

MTBF= tempo total do bom funcionamento em um período, subtraindo o tempo total de manutenção, dividido pelo número de falhas. 

Por exemplo: uma determinada máquina deveria operar corretamente por 13 horas consecutivas. Sendo assim, durante esse período, verifica se um total de 6 falhas. Somando se todas as falhas, temos 60 minutos (1 hora). Aplicando os valores à fórmula de cálculo do MTBF, teríamos:

MTBF = (13-1) / 6=2 horas

Esse índice revela que a cada 2 horas deverá haver uma falha na máquina, deixando a indisponível e gerando prejuízos na produção.

O que é MTTR?

Já o indicador MTTR, sigla em inglês para Mean Time Between Repair ou, em português, Tempo Médio Entre Reparos, diz respeito à média de tempo que se leva para executar um reparo após a ocorrência da falha. Por isso, é o tempo gasto durante a intervenção em um determinado processo.

Como calcular o MTTR?

Para calcular o índice MTBF, utiliza se a seguinte fórmula:

MTTR = total de horas de sistema parado ocasionado por falhas / número de falhas.

Utilizando novamente o mesmo exemplo citado acima, chegamos ao MTTR, por meio do cálculo:

MTTR =60 min/6 falhas=10 minutos

Assim, temos o tempo médio de cada parada. Portanto, a empresa sabe que, a cada 2 horas, a máquina deverá ficar indisponível por 10 minutos.

Por que os índices são tão importantes?

Os índices MTBF e MTTR são utilizados há mais de 60 anos como pontos de referência para a definição de estratégias e a tomada de decisões na gestão da manutenção. Dessa forma, enquanto o MTBF é uma medida determinante para o índice de confiabilidade de um sistema, o MTTR indica a eficiência na ação corretiva das falhas de um processo.

Dessa forma, o cálculo dos dois índices indica o sucesso ou não das ações definidas no plano de gestão da manutenção da organização.

Como melhorar os índices MTBF e MTTR?

Com os valores dos dois indicadores em mente, a tomada de decisões que dizem respeito aos processos de manutenção fica muito mais fácil. Sendo assim, as soluções implantadas devem ter como objetivo o aumento do MTBF e a diminuição do MTTR.

Por isso, indica se a definição de um plano de gestão consistente, que trabalhe com metas tangíveis e, acima de tudo, que possa ser acompanhado e moldado com o tempo, a fim de alcançar melhorias. Sistemas e softwares de automação como o Manusis4 são grandes aliados nesse processo.