Gestão de Facilities engloba várias áreas, para assegurar o funcionamento, por meio da integração, de pessoas, locais, processos e tecnologia! Confira mais sobre o assunto!

O termo surgiu na década de 1960, nos EUA. No Brasil, a Gestão de Facilities começou a ganhar espaço por volta do ano 2000. Em seguida, em 2004, foi fundada a Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facilities. Sendo assim, continue a leitura para entender mais sobre esse mercado!

O que é gestão de facilities?

Gestão de Facilities é uma atividade que engloba múltiplas disciplinas, para assegurar a funcionalidade do ambiente, por meio da integração de pessoas, locais, processos e tecnologia. Dessa forma, o segmento contribui para a redução de custos, otimização do tempo, entrega de serviços eficazes e aumento de produtividade e inovação nas organizações.

Quais são as atividades de gestão de facilities? 

Se englobam nessas atividades a gestão do patrimônio, instalações prediais, manutenção de equipamentos e construções e alterações de layout. Além disso, jardinagem, limpeza, segurança e utilidades (energia   elétrica,   água,   ar   comprimido   e   vapor). Assim como, serviços   de   suporte   aos   negócios (arquivamento,  fotocópias,  papelaria,  correio,  portaria,  transportes,  viagens,  mobílias  etc.), chamados de TI, serviços de suporte ao staff (restaurante, academia de ginástica, serviço de saúde ocupacional, gerenciamento de helpdesk etc.) e serviços de segurança, saúde e meio ambiente.

Como atua no mercado?

Estima-se que a Gestão de Facilities é um mercado que vem crescendo à taxa de 9% ao ano, em todo o mundo. No Brasil, de acordo com pesquisa da ABRAFAC, o setor movimenta hoje mais de R$ 100 bilhões e emprega aproximadamente 1,3 milhões de pessoas.

Produtividade e eficiência

A inovação é um dos maiores desafios para as empresas que desejam se manter competitivas na indústria de facilities. Devido à natureza descentralizada e multidisciplinar do negócio, torna-se complexa a implantação de práticas que resultem em mais produtividade e menos custos. 

Sendo assim, para o gerenciamento de todos os serviços relacionados a Gestão de Facilities, é imprescindível o investimento em tecnologia, tanto para a execução dos serviços do dia a dia, quanto para a gestão e controle de todos os processos envolvidos.

Por meio de uma boa ferramenta, como a MANUSIS, você tem garantia que as atividades mais periféricas aconteçam com regularidade e qualidade. Entre em contato conosco para saber mais!