Você tem uma equipe capacitada para cuidar da manutenção do seu maquinário? Entenda por que é importante e como conseguir!

Um dos fatores essenciais para o bom desempenho das tarefas de manutenção é contar com uma equipe capacitada. A falta de qualificação pode gerar muitos problemas, como falhas nos processos, falta de padronização nas entregas e até paralisação das operações por indisponibilidade.

Por isso, o treinamento precisa fazer parte da rotina da empresa. Sabemos que isso é um grande desafio para as organizações. Afinal, a capacitação do time demanda tempo, planejamento e custos. Mas será que esse investimento realmente vale a pena? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura e saiba mais!

Por que manter a equipe capacitada?

A capacitação técnica aborda tanto aspectos teóricos quanto práticos do dia a dia do mantenedor. Entenda melhor as vantagens de manter a equipe capacitada.

Maior agilidade, habilidade e otimização do tempo – mantenabilidade.

Os principais indicadores operacionais na área de manutenção estão relacionados ao tempo. Sendo assim, a agilidade em que as demandas são atendidas e a busca pelo menor tempo de indisponibilidade são aspectos que marcam uma manutenção de qualidade.

Uma equipe capacitada segue diretrizes específicas e sabe organizar suas atividades para garantir um bom atendimento, no tempo certo. Além disso, usam ferramentas avançadas que permitem gerenciar a manutenção com maior eficiência, mantendo as operações dentro do cronograma definido.

Mais produtividade com a equipe capacitada

Boa organização e capacidade técnica são os elementos que uma equipe necessita para fazer mais em menos tempo — e sem perder qualidade. Isso é produtividade. Por isso, ao usar a metodologia e as ferramentas mais adequadas para cada tarefa, a equipe consegue ser mais produtiva.

Redução de falhas – disponibilidade

Muitos dos erros relacionados às tarefas de manutenção estão relacionados à falta de um entendimento mais aprofundado sobre as máquinas e os processos. Em alguns casos, não saber usar as ferramentas de gerenciamento adequadas também pode gerar falhas. Esses são problemas que uma equipe capacitada tem condições de evitar.

Mais engajamento

O engajamento está ligado ao comprometimento que as equipes têm com seu trabalho. Por isso, um funcionário engajado tem mais motivação para dar o seu melhor e contribuir para o crescimento da empresa.

A verdade é que quando um profissional sabe exatamente o que fazer e sente seu desempenho mais aprimorado, ele produz melhor e com mais vontade. Essa capacidade pode ser desenvolvida por meio de um programa de treinamento, por exemplo.

Segurança ao trabalho

A segurança do trabalho é um dos aspectos mais importantes nas tarefas operacionais. Sendo assim, não usar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) ou desconsiderar as normas pode colocar o profissional e os outros membros da equipe em risco.

A Norma Regulamentadora NR-12, por exemplo, apresenta diversas referências técnicas para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores com base em requisitos que previnem acidentes e doenças do trabalho.

Padronização dos processos

A padronização de processos de manutenção gera muitos bons resultados às atividades operacionais. Por exemplo, maior rigorosidade nas intervenções, mais agilidade na tratativa das demandas e um número menor de falhas.

Como ter uma equipe capacitada?

Em primeiro lugar, é importante prezar pela contratação de profissionais qualificados para compor seu time. Além disso, os programas de capacitação interna devem focar em ajudar os mantenedores a identificar, corrigir e gerenciar os problemas do maquinário. Leve em conta também o treinamento para lidar com sistemas de gestão de manutenção e outras tecnologias.

Manter uma equipe capacitada é vital para garantir o melhor desempenho das operações de manutenção. Afinal, o capital humano é seu melhor investimento e vai promover o crescimento do seu negócio.

Quer saber mais sobre como melhorar seus processos de manutenção? Então, conheça e experimente os Manusis 4.0. Reservamos uma demonstração gratuita para você!