Vamos mostrar como o Manusis Insights pode contribuir para um diagnóstico de falhas mais exato e ágil!

A Internet das Coisas (IoT) tem gerado nas empresas grandes oportunidades de aprimorar os sistemas, fornecendo maior segurança às infraestruturas e agilidade no compartilhamento dos dados. Aliada às tecnologias de inteligência artificial (IA), é possível aumentar a eficiência operacional dos ativos e auxiliar na tomada de decisões. Dessa forma, na gestão da manutenção, essas ferramentas monitoram equipamentos em tempo real e otimizam o diagnóstico de falhas, prevendo falhas antes que ocorram.

O Manusis Insights é uma plataforma de IoT com diversos recursos integrados que otimizam as atividades de manutenção de ativos em diversos setores. Então, entenda melhor suas funções e vantagens para o diagnóstico de falhas.

Qual a importância do diagnóstico de falhas?

A análise de falhas, ou diagnóstico de falhas, é um conjunto de ações que objetiva prevenir e analisar as anomalias. Assim, ela considera os registros dos ativos para entender as falhas e identificar maneiras de evitar que ocorram no futuro. A ideia é mitigar ao máximo o risco de as falhas ocorrerem, tratando os assuntos numa abordagem preditiva.

À medida que a empresa adota essas ações, é possível ver o número de ocorrências de falhas se reduzirem. Sendo assim, a importância dessa estratégia se justifica no grande prejuízo potencial que a quebra de máquinas representa para a indústria. Por isso, a indisponibilidade dos ativos reduz a capacidade produtiva das equipes, compromete a qualidade dos produtos e eleva os riscos aos operadores.

Dentro desse contexto, o Manusis Insights surge como uma ferramenta avançada para auxiliar os gestores no diagnóstico de falhas. Então, entenda melhor.

O que é o Manusis Insights?

O Manusis Insights é uma plataforma que reúne recursos de IoT, Analytics, Machine Learning e Dashboards fáceis para gerenciar em tempo real todos os status dos ativos, como umidade, temperatura, pressão e geoposicionamento.

Por meio dessas funcionalidades, é possível monitorar quaisquer anomalias e diagnosticar falhas por meio da capacidade da inteligência artificial, prevendo o que ocorrer com os ativos dentro de uma abordagem de manutenção preditiva. Dessa forma, a gestão consegue se concentrar em tarefas que precisam ser feitas dentro de um futuro próximo, garantindo alta disponibilidade dos ativos. 

Assim, um dos principais objetivos do Manusis Insights é gerar informações com base no histórico dos ativos para diagnosticar falhas, buscar motivos das falhas, resolvê-las e gerar ideias para otimizar os processos. Assim, podemos resumir a ferramenta nestes quatro aspectos:

  • monitoramento: investigar o histórico dos ativos para compreender o que aconteceu;
  • diagnóstico: buscar os motivos dos eventos;
  • predição: computar com base em inteligência artificial o que ocorrerá no futuro;
  • prescrição: apresentar ações de resolução.

Como o Manusis Insights pode te auxiliar no diagnóstico de falhas na manutenção de ativos?

Os insights  gerados pela ferramenta sobre os falhas detectados nos ativos e nos ambientes desencadeiam uma série de benefícios em todas as operações de manutenção.

Para entender melhor, podemos comentar primeiro sobre o funcionamento do Manusis Insights. Conforme explica Claudinei Benzi, Innovation Evangelist à frente do projeto na Manusis, “tudo inicia na forma como o equipamento pode passar informações”, avaliando com cuidado quais são os dados mais importantes para extrair, como temperatura, vibração, umidade ou nível de óleo. Além disso, avalia-se também se já existe algo automatizado e como é possível sensorizar o dado (a grandeza). Então, o sensor é conectado à rede para enviar os dados para a nuvem, onde será tratado e direcionado para o Manusis. 

Dentro do Manusis, já existem parâmetros registrados quanto aos níveis esperados. Por isso, qualquer dado recebido fora desses parâmetros gera notificações, além de todo o histórico criado. Esses dados passam pelo Analytics e são trabalhados com o Machine Learning para contribuir para a integridade do ativo.

Com esse processo, alcançamos:

  • redução nos custos de manutenção;
  • aumento da vida útil dos equipamentos;
  • redução de tempo de indisponibilidade;
  • monitoramento das instalações em tempo real;
  • gerar insights para os usuários;
  • detecção de anomalias.

Esses são apenas algumas das vantagens que o Manusis Insights gera na gestão de manutenção de ativos.

Gostou de saber mais? Então, confira na prática. Solicite uma demonstração do Manusis 4.0 e entenda como funciona!