Produtividade é a relação da capacidade de produção com o tempo. É uma informação que pode dizer respeito a uma instituição, time, pessoa. Então, entenda como crescer com uma equipe produtiva!

Qualquer entidade que atua em prol de algum resultado. Entretanto, quando pensamos em produtividade existem 3 elementos que podem afetar a produtividade de um país: educação, burocracia e acesso à tecnologia.

Dados recentes, divulgados pela Conference Board (entidade americana) evidenciam que um trabalhador americano é 4 vezes mais produtivo que um brasileiro. Sendo assim, pesquisas realizadas pela USP, indicam que o mesmo produto ou serviço é feito por um brasileiro que leva em média 1 hora, pode ser executado por um americano em 15 minutos e um alemão, em 20 minutos.

Na última década (2011 a 2020), o PIB brasileiro cresceu a uma taxa média de 0,26% ao ano, o pior resultado dos últimos 120 anos. Por fim, esse resultado acabou superando até a chamada “década perdida” dos anos 1980, quando o país sofria pela má gestão econômica dos governos militares, assim como pelas crises internacionais daquele período.

Qual a situação atual do Brasil de equipe produtiva em comparação ao mundo?

O Fórum Econômico Mundial desenvolveu o Índice de Competitividade Global, na qual analisa o conjunto de instituições, políticas e fatores que determinam o nível de produtividade no país. O relatório de 2019, que fez o levantamento dos dados econômicos de 141 países, apontou que o Brasil ocupa a 71ª posição desse ranking.

Os primeiros colocados são os países desenvolvidos, com destaque para os 5 primeiros lugares, Singapura, Estados Unidos, Hong Kong, Holanda e Suíça, respectivamente. O primeiro país latino a aparecer no ranking é o Chile (33°), posteriormente aparecem México (48°), Uruguai (54°) e Colômbia (57°).

Essa posição do Brasil está relacionada a 3 eixos principais:

  • Educação
  • Infraestrutura e tecnologia
  • Ambiente de negócios

Uma das maneiras mais eficientes e acessíveis para empresas aumentarem a produtividade no trabalho está na aplicação de tecnologias e sistemas. No caso de educação e ambiente de negócio se torna imprescindível a ação conjunta dos setores privado e público. Sendo assim, focando no eixo infraestrutura e tecnologia, primeiro é preciso entender o que é produtividade no trabalho?

O que é produtividade no trabalho?

A produtividade no trabalho pode ser entendida como a relação entre a quantidade de produtos e serviços que são executados pelo tempo e recursos necessários para efetivar essa atividade. Sendo assim, consiste na capacidade de fazer mais em um menor período, sem prejudicar a qualidade das tarefas e do produto ou serviço resultante.

Quando falamos de produtividade ligada aos profissionais de gestão de ativos, técnicos de manutenção e operadores,  ela pode ser mensurada através de indicadores. Por exemplo, MTTR (Mean Time to Repair – Tempo Médio de Reparo), OEE (Overall Equipment Effectiveness), backlog, entre outros.

Na gestão de ativos, existem vários desafios que equipes de operação e manutenção precisam enfrentar no dia a dia, o uso de tecnologias disponíveis no mercado podem suportar esses a superação desses desafios.

Sistemas de informação que podem ajudar com sua equipe produtiva

Utilizar sistemas de informação com tecnologias avançadas está diretamente ligado ao aumento de produtividade! Hoje, no mercado existem sistemas como CMMS, EAM e APM que podem ser conceituados como:

CMMS – Computerized Maintenance Management System

Software de gerenciamento de processos de manutenção de ativos, ou seja, o foco é apenas fornecer um sistema para geração de ordens de serviço e planos de manutenção preventiva.

EAM – Enterprise Asset Management

Software que permite a gestão completa do ciclo de vida de um ativo considerando: projeto, projetos, operação, manutenção e obsolescência. 

APM – Asset Performance Management

Software que abrange as capacidades de captura, integração, visualização e análise de dados vinculados com o propósito explícito de melhorar a confiabilidade e a disponibilidade de ativos físicos através de IOT e machine learning.

Além disso, a produtividade também está relacionada diretamente ao conhecimento dos colaboradores. Pois é de suma importância que haja investimento contínuo em treinamentos e capacitações para que os processos sejam otimizados e as rotinas melhoradas. 

Atualmente, a gestão de ativos torna-se, cada vez mais, uma função estratégica nas organizações e o investimento em tecnologia e educação torna -se imprescindível. Dessa forma, em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo é preciso aliar tecnologia, educação e sistemas para aumentar a produtividade de sua equipe e, por consequência, do seu negócio.

Imagine ter um sistema que lhe permita combinar funcionalidade de CMMS, EAM e APM com a utilização de tecnologias avançadas de IIoT – Industrial Internet of Things e que seja ainda 100% web-based e com um aplicativo mobile que tenha que já é obrigatório – apontamento em tempo real, QrCode e BarCode – além de outras funcionalidades que torne o tempo de equipe mais produtividade! Afinal, vale a pena conhecer, não?

Entre em contato conosco para uma demonstração sem compromissos.