Listamos 7 motivos para você adotar estratégias de Gestão de Ativos no seu negócio. Confira!
Ainda que muitas empresas tenham dúvidas quanto a viabilidade de implementação de um sistema de gestão de ativos, após a publicação da ISO 55000 em 2014, o mercado passou a compreender melhor os benefícios desta disciplina.
A Gestão de Manutenção e Ativos orienta as ações de controle de veículos, máquinas, equipamentos, entre outros, durante todo seu ciclo de vida.  Ela organiza os processos, procedimentos e atividades técnicas que envolvem os ativos, visando alcançar melhores resultados e a redução de custos.
Apesar das particularidades de cada empresa, alguns benefícios em comum podem ser alcançados através da Gestão de Ativos:

1 – Melhor desempenho financeiro
A Gestão de Ativos permite melhorar o retorno sobre os investimentos. Com isso reduz os diversos custos inerentes ao ativo e preserva seu valor.
2 – Decisões baseadas em evidências
Permite que a organização melhore a tomada de decisão. Evita erros, desvios e riscos para o negócio.
3 – Melhor gerenciamento dos riscos
Reduz perdas financeiras e melhora a saúde e a segurança dos colaboradores. Melhora a imagem da empresa perante o mercado, minimiza o impacto ambiental e social, evita multas e penalidades.
4 – Produtos e serviços de maior qualidade
Garante melhor desempenho dos ativos. Pode gerar produtos e serviços que atendam e até mesmo excedam as expectativas dos clientes.
5 – Maior conformidade
Garante a transparência em relação a requisitos legais e regulamentares. Também simplifica a adesão à padrões de gestão de ativos, políticas e processos.
6 – Eleva a sustentabilidade organizacional
Gerencia os efeitos de curto e longo prazo, gastos e desempenho, podendo melhorar a sustentabilidade das operações e da organização.
7 – Maior eficiência e eficácia operacional
A revisão e aperfeiçoamento de processos e procedimentos, eleva o desempenho dos ativos e pode melhorar a eficiência, eficácia e facilitar o atingimento das metas.
Em resumo, a Gestão de Ativos suporta a realização de valor, ao mesmo tempo em que equilibra os custos financeiros, ambientais e sociais, o risco, a qualidade de serviço e o desempenho relacionado com os ativos.