O que será que a IoT reserva para o futuro do setor de logística? Sendo assim, leia o post e conheça tecnologias que já estão ganhando vida no mercado!

Não há dúvida de que a Internet das Coisas (IoT) já é uma realidade nas empresas do setor de logística. Esse conceito consiste em um conjunto de tecnologias e dispositivos que reúnem e coletam dados sobre produtos e equipamentos conectados à rede. Mas como esse sistema pode impactar o futuro do setor logístico. É sobre isso que veremos neste artigo.

Gestão de frotas

Cada veículo pode ficar conectado à rede. Com isso, é possível localizar a carga em tempo real. Mas essa não é a única opção de informação disponível. Também é possível configurar para detectar se o veículo está na rota correta, qual o seu nível de combustível, velocidade e até emissão de CO².

Controle de estoque com IoT

Se o controle de estoque não for bem gerenciado, pode ser bastante difícil e demorado encontrar produtos na separação dos pedidos. Com a Internet das Coisas, a separação de pedidos pode ser feita automaticamente sem precisar de mão de obra humana. Robôs podem localizar os itens e fazer essa separação rapidamente.

Maior visibilidade de ponta a ponta

A Internet das Coisas permite que as informações sejam vistas de modo mais completo e amplo. De uma ponta à outra da cadeia de produção, a coleta e a transmissão de dados na rede podem ajudar a gestão a enxergar falhas no processo logístico e assim aprimorar as operações.

Embalagens inteligentes

Embalagens inteligentes são tecnologias que utilizam IoT não apenas para auxiliar na rastreabilidade dos produtos, mas também para gerar alertas sobre produtos com validade próxima e auxiliar os gestores no controle do estoque e ações de marketing.

Carros sem motoristas no setor de logística

Os carros autônomos representam um grande potencial de revolucionar o setor logístico. Eles têm um grande potencial de revolucionar o setor logístico. Além de dispensar motoristas, também podem percorrer rotas mais econômicas, baratear custos com combustível e ainda gerar mais segurança para evitar falhas humanas.

Gostou de saber mais sobre IoT no setor de logística? Então, solicite uma demonstração do Manusis4 e prepare-se agora mesmo para essa jornada.