A gestão de estoques de peças sobressalentes é um importante fator de sucesso nas estratégias de gestão e manutenção de ativos, isso porque um controle adequado pode evitar paradas prolongadas do processo produtivo em decorrência da dependência da entrega de fornecedores externos.
A criação de estoques de peças de manutenção, porém, enfrenta certa resistência em diversos segmentos, pois pode representar grandes quantias financeiras, gerando capital ocioso. Por esse motivo, algumas empresas buscam manter níveis de estoques mínimos, o que nem sempre é a alternativa mais correta.
Quando falamos de estoque, para não pecar pelo excesso e nem pela falta, um bom planejamento é a melhor forma de eliminar os erros decorrentes de tratamentos estatísticos de demandas.
Para entender como implementar uma metodologia de ressuprimentos na gestão e manutenção de ativos, elaboramos um artigo completo, explicando os principais modelos de gestão (modelo de gestão ativo e modelo de gestão reativo) e o passo-a-passo para definir uma metodologia adequada às características de cada organização.
Clique aqui para baixar o conteúdo gratuitamente e tenha uma boa leitura!