Nós da Manusis4 preparamos algumas dicas e informações sobre como funciona a gestão de facilities no dia a dia. Então, confira o conteúdo!

O termo surgiu na década de 1960, nos EUA. No Brasil, a Gestão de Facilities começou a ganhar espaço por volta do ano 2000. Em 2004, foi fundada a Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facilities.

A gestão de facilities no dia a dia

Definição

Gestão de Facilities é uma atividade que engloba múltiplas disciplinas. Sendo assim, para assegurar a funcionalidade do ambiente, por meio da integração de pessoas, locais, processos e tecnologia. Dessa forma, o segmento contribui para a redução de custos, otimização do tempo, entrega de serviços mais eficazes e aumento de produtividade e inovação nas organizações.

Atividades de gestão de facilities no dia a dia

Gestão do patrimônio, instalações prediais, manutenção de equipamentos e construções, alterações de layout, jardinagem, limpeza, segurança e utilidades (energia   elétrica,   água,   ar   comprimido   e   vapor). Além disso, serviços   de   suporte   aos   negócios (arquivamento,  fotocópias,  papelaria,  correio,  portaria,  transportes,  viagens,  mobílias  etc.), chamados de TI, serviços de suporte ao staff (restaurante, academia de ginástica, serviço de saúde ocupacional, gerenciamento de helpdesk etc.) e serviços de segurança, saúde e meio ambiente.

Mercado

Estima-se que a Gestão de Facilities é um mercado que vem crescendo à taxa de 9% ao ano, em todo o mundo. No Brasil, de acordo com pesquisa da ABRAFAC, o setor movimenta hoje mais de R$ 100 bilhões e emprega aproximadamente 1,3 milhões de pessoas.

Produtividade e eficiência

A inovação é um dos maiores desafios para as empresas que desejam se manter competitivas na indústria de facilities. Devido à natureza descentralizada e multidisciplinar do negócio, torna-se complexa a implantação de práticas que resultem em mais produtividade e menos custos. 

Sendo assim, para o gerenciamento de todos os serviços relacionados a Gestão de Facilities, é imprescindível o investimento em tecnologia, tanto para a execução dos serviços do dia a dia, quanto para a gestão e controle de todos os processos envolvidos. 

De modo a atender esse mercado, em crescimento constante, a Manusis, realizou novos desenvolvimentos em seu módulo de requisições, incluindo a possibilidade de criação de formulários customizados para uso nos ambientes web e mobile. Dessa forma, hoje esse módulo, com esses formulários direcionados à facilities é amplamente utilizado por grandes empresas e hospitais.

As possibilidades são inúmeras tais como: correios, solicitação de motoboys, solicitação de transportes, solicitação de táxi para pacientes, serviços de cartório, transporte de cargas biológicas, solicitação de vagas em estacionamento, solicitação de liberações de acesso, solicitações ligadas a real state entre outras possibilidades. Sendo assim, em um dos clientes que mais utilizam esse módulo são geradas mais de 3.000 solicitações por mês.

Combinando ainda o uso de sensores de IoT com redes de conectividade de baixa potência, com uma relação custo-benefício mínima, é possível automatizar mais ainda os processos de gestão de facilities. Dessa forma, sensores de proximidade, de presença, beacons, sensores de medição de lumens, entre outras possibilidades, disparando automaticamente ações no sistema de gestão de ativos!

Invista em tecnologia e garanta retorno: conheça o MANUSIS, software especialista de Gestão de Ativos com aplicativo mobile e 100% online. Ou seja, operado totalmente pela internet e preparado para incluir sua empresa no mundo da Indústria 4.0!