Garantir um gerenciamento de várias unidades da indústria não é tarefa simples. Veja que práticas e tecnológicas podem ser adotadas para facilitar o trabalho.

Para atender um mercado maior e garantir mais alcance, a criação de várias unidades do negócio é natural. Esse crescimento representa também muitos desafios à gestão. Se administrar uma empresa é difícil, imagine manter um bom gerenciamento de várias unidades. Afinal, é impossível estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. 

No entanto, existem diversas práticas e tecnologias que garantem bons resultados e permitem aprimorar a gestão a um nível de alta qualidade e coesão. Continue a leitura e confira nossas dicas!

Padronize os processos operacionais para o gerenciamento de várias unidades

Uma das principais formas de garantir a integração e uma coesão maior entre as diferentes unidades é manter todos os processos padronizados. Clientes e parceiros precisam perceber os mesmos níveis de qualidade e procedimentos padronizados. Assim, entenderão que é a mesma empresa, embora com centros de produção instalados em diferentes locais.

Além da credibilidade e a percepção de uma marca forte, a padronização de processos promove:

  • mais produtividade das equipes;
  • redução de falhas;
  • mais qualidade dos processo;
  • maior organização das atividades;
  • ação mais diferenciada e bem definida das equipes;
  • definição de uma rotina de trabalho consistente.

Capacite sua mão de obra

Um dos principais modos de padronizar os processos é por meio do treinamento e capacitação das equipes. Os profissionais precisam conhecer todos os procedimentos e saber como aplicá-los na prática.

Os gerentes de cada unidade também precisam ser profissionais qualificados e de confiança, pois vão tomar a liderança nas atividades com a equipe local. Afinal, se líderes e liderados sabem o que fazer e detêm as principais técnicas e tecnologias para isso, o potencial de resultados de alto desempenho é muito maior.

Mantenha um sistema de gestão unificado

Indústrias com diferentes unidades necessitam de um bom software de gestão empresarial. Conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning), são programas de computador que funcionam tanto em computadores locais como na nuvem, conectados à internet. Assim, todas as informações inseridas são compartilhadas, visualizadas e gerenciadas pelos profissionais das diferentes unidades.

Esses sistemas de gestão fornecem funções para gerenciar vários setores da indústria, como:

  • estoque;
  • notas fiscal;
  • tabela de preços;
  • gestão financeira;
  • contas a receber e a pagar;
  • logística.

Assim, os ERPs são ferramentas indispensáveis para, por exemplo, unificar a gestão do estoque. Dessa forma, com poucos cliques, é possível pesquisar insumos e descobrir em quais unidades estão disponíveis.

Adote ferramentas e processo para um melhor gerenciamento de várias unidades

A comunicação é um outro aspecto-chave para garantir um bom gerenciamento de várias unidades da indústria. Dessa forma, quando há falhas nesse quesito, é comum ocorrerem perdas financeiras ou desperdícios.

Assim, é importante criar canais para que a empresa, as diferentes unidades e seus colaboradores possam se comunicar facilmente, com clareza e exatidão. 

Centralize o gerenciamento da manutenção dos equipamentos

A manutenção dos ativos é um dos grandes desafios na indústria. Afinal, o maquinário é um dos principais elementos que compõem o processo produtivo. Sendo assim, mais uma vez, unificar os dados é uma estratégia básica de gestão. Dessa forma, é possível ter uma visão completa de todo o inventário, monitorar os indicadores de desempenho de forma adequada, acompanhar o trabalho dos mantenedores e coletar informações que dão suporte à tomada de decisão.

Com o Manusis 4.0, por exemplo, é possível gerenciar a manutenção dos vários equipamentos das diferentes unidades de indústria. Equipes e recursos podem ser alocados conforme a necessidade, gerando economia e aumentando a produtividade do time.

Quer saber mais sobre como o Manusis 4.0 pode facilitar o gerenciamento de várias unidades da indústria? Então, solicite uma demonstração e confira na prática!