FAQs

Ficou com alguma dúvida?

O MANUSIS pode administrar diversas empresas simultaneamente. Por esse motivo, quando um novo usuário é cadastrado, é necessário informar a empresa à qual ele pertence. Para isso, é necessário executar o Login como administrador do sistema e proceder da seguinte forma: Acessar Menu Principal -> Sub Menu Adm. Do Sistema. Clique no botão -> Opções -> Novo Cadastro.

O primeiro passo para a geração de uma Ordem de Serviço sistemática é o cadastramento de um Plano de Manutenção. Acesse o menu Planejamento, sub menu Preventiva e clique no botão e . Preencha os campos obrigatórios e envie o formulário. Depois de cadastrado o plano, atribua atividades para este plano através do ícone Após a inclusão de todas as atividades do plano de manutenção, o próximo passo é gerar o plano. Acesso o Menu Planejamento, sub menu Programação e clique no botão e . Selecione o tipo do plano (Preventiva ou Rota) e o plano cadastrado, atribua um período para o funcionamento do plano e clique no botão .

Nota: Em caso de planos que necessitem de um dia da semana definido para sua execução, atribua no campo Data de Início o dia do mês correspondente ao dia da semana definido.

Exemplo: Programação semanal (periodicidade 07 dias) para um plano de manutenção preventiva, que deve ser executado toda quarta-feira. Selecionar no campo Data início a data correspondente à próxima quarta-feira. Assim, o plano se repetira a cada 07 dias após a primeira quarta-feira, ou seja, toda quarta-feira até a data final estipulada na geração do plano.

A administração das Ordens de Serviço está localizada no menu Ordens, sub menu Carteira de Serviços. Através do botão e , localizado no canto superior direito da tela, é possível abrir uma nova Ordem de Serviço não sistemática preenchendo os campos obrigatórios.

Durante a realização de um plano de manutenção preventiva ou rota de inspeção, é necessário preencher o tempo previsto para execução de cada atividade e também a especialidade responsável por executar cada atividade.

O Manusis soma todos os tempos previstos por especialidade e calcula o tempo total para execução do plano de manutenção ou rota de inspeção, também por especialidade. Desta forma, quando a programação do plano de manutenção ou rota de inspeção ocorre, o Manusis solicita ao programador que aloque o tempo previsto exato em um mantenedor de mesma especialidade, conforme definição contida no plano de manutenção preventiva ou rota de inspeção.

Exemplo: Um plano de manutenção preventiva contém 10 atividades, com duração de 0,5 horas cada e todas estas atividades deverão ser executadas pela especialidade mecânico de manutenção. Portanto, o Manusis irá solicitar ao programador que aloque este plano a um ou mais mecânicos, contanto que o tempo total seja de 5 horas.

Para realizar o cadastro de um novo Ativo, acesse o menu Cadastro, sub menu Estrutura Geral. Na barra de ferramentas, localizada no canto superior esquerdo da tela, clique no botão . A tela contendo a tabela de Ativos já cadastrados irá aparecer. Clique no botão e localizado no canto superior direito da tela para cadastrar um novo Ativo, através do preenchimento dos campos obrigatórios definidos na implantação do Manusis.

Por padrão, o Manusis possui 04 níveis de usuários disponíveis no sistema. São eles:

Administrador: Com este nível de acesso, o usuário poderá cadastrar, editar e remover quaisquer informações contidas nos menus assim definidos.
Supervisor: Com este nível de acesso, o usuário poderá cadastrar e editar as informações contidas nos menus assim definidos, porém não terá a opção de remover informações.
Usuário: Com este nível de acesso, o usuário poderá somente visualizar as informações já cadastradas por outros usuários.
Sem permissão: Com este nível de acesso, o usuário não poderá visualizar o menu assim definido, portanto não poderá acessá-lo.

No menu Planejamento, sub menu Programação, está disponível a opção “Estender Programação”, onde é possível estender a data final da programação dos planos de manutenção preventiva ou rotas de inspeção. Para estender a programação, basta selecionar os planos de manutenção preventiva ou rotas de inspeção desejados na coluna “Ext.” e, no final da tela, inserir a nova data final dos planos no campo “Mudar a data final das programações selecionadas para: ”.

Data Apontamento: Inclui todas as datas em que a ordem teve apontamento.
Data Abertura: Inclui a data em que a ordem foi aberta.
Data Início: Inclui a data em que a ordem teve o primeiro apontamento.
Data Final: Inclui a data em que a ordem teve o último apontamento.
Data Programada: Data em que a ordem foi programada.

Caso seja necessário, é possível filtrar a busca dos Ativos apenas para o centro de custo correspondente. Para isso, é necessário acessar o menu Principal, sub menu Adm. Sistema, utilizando o Login Administrador. Clique no botão . Clique no botão e , informe o usuário e seu centro de custo e clique em .

Desta forma, no menu Solicitações, quando o usuário abrir uma nova solicitação, apenas os ativos de seu centro de custo estarão disponíveis para utilização.

No Menu Relatórios, Sub Menu Materiais, existe o relatório de “Ponto de compra de materiais”. Neste relatório, atribuindo filtros caso necessário, é possível gerar uma lista de materiais cujo estoque atual é inferior ao estoque mínimo estabelecido, caracterizando assim a necessidade de reposição do mesmo em estoque.

Para executar uma pendência, basta anexá-la em uma Ordem de Serviço. No formulário da Ordem de Serviço, acessado a partir do botão , existe a aba “Pendências”. Nesta aba, é possível gerar uma pendência a partir da execução da Ordem de Serviço ou Executar/Anexar uma pendência já existente na carteira de pendências.

Para Executar/Anexar uma nova pendência, acesse a aba “Pendências” e clique no botão . Este botão irá abrir uma nova janela onde todas as pendências deste ativo definido na Ordem de Serviço estarão disponíveis. Basta clicar no botão , para que a pendência selecionada seja inserida na Ordem de Serviço para execução.

No Manusis é possível cadastrar usuários que tenham acesso apenas à tela de solicitações para abertura de chamados. Para isso é necessário criar um grupo de usuário e não atribuir permissão alguma a esse grupo, após isso o cadastro de usuário e permissão por empresa é igual ao fluxo normal. Pronto, agora os usuários vinculados ao grupo cadastrado quando acessarem o sistema verão apenas a tela de solicitações de serviço e também apenas as solicitações que realizou.

Para buscar o histórico de manutenção de um ativo com todas as ordens que foram realizadas e estão programadas, basta informar o código do ativo na caixa com o texto "Buscar no Histórico de Serviços" disponível no canto superior direito da tela e pressionar a tecla Enter. O sistema irá abrir uma nova janela com as ordens realizadas e programadas para o ativo no ano corrente.

Copyright © 2016. Manusis 4.0. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Agência Cupola.