Entenda a diferença entre sistemas ERP e EAM, e descubra porque eles são parceiros e não concorrentes na gestão de ativos
ERPs (Enterprise Resource Planning) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema (financeiro, compras, estoque, produção, marketing, vendas etc.), possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio. Oferecem, portanto, uma abordagem consolidada em grande escala para rastreamento de processos relacionados aos ativos de uma organização.
No entanto, muitas soluções ERP são antigas e não conseguem suportar o volume e o nível de detalhe exigido de dados e transações corporativas que precisam ser processadas. A mudança de requisitos e o aumento da competitividade em setores da indústria como manufatura, transporte e logística e mineração exigem que as empresas gerenciem seus ativos de acordo com padrões mais elevados.
E é isso que oferecem os sistemas EAM (Enterprise Asset Management), softwares especificamente projetados para melhorar o desempenho dos ativos, aumentar a vida útil e reduzir os custos nos ativos físicos de uma organização, principalmente edifícios e equipamentos.
Ou seja, o uso de apenas um aplicativo ERP para gerenciar ativos pode provocar falhas nas áreas críticas de gerenciamento de ativos da sua empresa, como agendamento, fluxos de trabalho, padronização, benchmarks, indicadores-chave de desempenho, melhores práticas, análises e manutenção preditiva.
Para garantir que sua organização seja capaz de maximizar a vida útil dos ativos, minimizar riscos e abrir caminho para análises preditivas, opte pela integração entre o sistema ERP e o sistema EAM para que cada um desempenhe de modo otimizado seu papel.
O Manusis4 é um sistema de Gestão e Manutenção de Ativos especialista que pode ser integrado a qualquer ERP ou CMMS através de diferentes protocolos de comunicação. Com uma plataforma modular, permite que módulos específicos sejam utilizados de acordo com a necessidade de cada empresa, facilitando o dia-a-dia da manutenção sem a necessidade de substituir completamente o software de gestão de manutenção ou ERP já implementado na sua empresa.
Além disso, o MANUSIS permite um fluxo de dados de modo mais simples e ágil, e outras vantagens como:

  • Avaliação abrangente da condição operacional;
  • Acompanhamento integrado de diversas técnicas preditivas;
  • Medição e ajuste dos parâmetros dos ativos monitorados;
  • Análise mais precisa de dados, agilizando a tomada de decisões;
  • Relatórios periódicos que permitem a medição do desempenho e a elaboração de planejamentos a longo prazo;
  • Economia de recursos e aumento da excelência em serviços;
  • Otimização de processos e redução de custos;
  • Soluções adaptáveis às estratégias de manutenção de cada empresa.

CLIQUE AQUI, conheça o Manusis4.