A metodologia de WCM mostra indicadores que apontam que apenas 5% das atividades realizadas ao longo do processo produtivo agregam valor ao produto.  As demais atividades podem ser divididas em 35% que não agregam valor ao produto, mas são necessárias para que o produto possa ser manufaturado, e 60% que podem ser eliminadas, desde que se tomem ações eficazes e inovadoras para isso. Empresas do ramo automotivo que utilizam o WCM há mais de 5 anos em seus processos já atingiram os seguintes resultados:

  • Aumento em 44% na identificação de perdas em processos produtivos;
  • Redução de 28% em custos logísticos;
  • Aumento de 25% da eficiência operacional;

O Machine Ledger, uma das ferramentas do WCM lista, detalha e registra o histórico de todos os componentes de um equipamento classificado como crítico. Nele, são relatados todos os elementos que servem para caracterizar e classificar o equipamento até o nível dos componentes, permitindo a gestão completa de falhas por componentes. É uma ferramenta utilizando por grandes corporações como: Grupo CNHi, FIAT, JEEP e WHIRLPOOL na busca da excelência operacional.
O Machine Ledger Digital é um dos módulos do Manusis4, sistema especialista para Gestão de Ativos. Através do uso desse plugin é possível realizar uma gestão completa da eficiência das áreas de operação e manutenção no nível dos componentes dos ativos. Através do Machine Ledger Digital, o cliente pode trocar papel por TVs digitais, permitindo o preenchimento de dados de execução de OMs com o uso do Manusis Mobile.